Informações Gerais

  • Endereço
    Rua Três Reis Magos, 99 - Parque da Fonte
    83050-636 - São José dos Pinhais - PR
  • Email
    contato@acosnacional.ind.br
  • Atendimento
    Segunda a Sexta
    08:00 às 18:00
contato@acosnacional.ind.br
41 3534-2478

Corte e Dobra

Corte e Dobra

O processo de corte e dobra de chapa de aço começa com as especificações solicitadas pelo cliente. Ele pode ser feito para atender as mais diversas necessidades. Entre as características para realizar esses serviços, destacam-se:

  • Qualidade da chapa de aço utilizada
  • Comprimento e largura da peça que será fabricada
  • Tipo de chapa de aço usada
  • Espessura ideal da chapa de aço
  • Qualidade final necessária no produto a ser fabricado

É comum que o cliente possua um desenho ou projeto especificando a peça que necessita. Isso, em conjunto com as especificações listadas acima, possibilita um diagnóstico mais preciso do que será utilizado para a produção das peças metálicas.

Dobra de Chapa de Aço A dobra de chapa de aço é fundamental para dar forma ao produto final. Com ela é possível transformar a superfície metálica lisa em telhas, calhas, rufos e outros materiais. O processo consiste na deformação ao longo de um eixo, criando uma mudança na geometria da peça. Mesmo com essa alteração, o volume do material permanece o mesmo. A espessura em alguns casos pode sofrer pequenas alterações, porém, a dobra da chapa não alterará as características iniciais do produto. A dobra de chapa de aço também confere mais resistência e rigidez para as peças de aço. Além disso, garante uma aparência estética diferente, eliminando arestas vivas. Normalmente o processo é feito a frio, mas também pode ser aquecido. A temperatura de trabalho pode variar entre morna e quente.

Corte de Chapa de Aço O corte de chapa de aço é feito sob medida de acordo com as especificações da aplicação do material. As chapas são submetidas à ação da pressão realizada por lâmina de corte ou por punção. Durante o trabalho, o esforço de compressão é transformado em esforço cortante, separando as partes da chapa. O processo pode ser feito de várias formas, entretanto, as mais utilizadas são o corte a frio (guilhotina) e o corte térmico (plasma ou laser). O corte a frio com guilhotina é feito com mais rapidez que os outros, mas é limitado somente a ângulos retos. Já o corte térmico, por plasma ou laser, permite realizar qualquer tipo de corte na chapa de aço. A máquina que executa o corte térmico faz a leitura da imagem previamente e corta o material seguindo fielmente as especificações recomendadas.

41 3534-2478